Marcelo Felipe e o Pensamento Verde
Projeto Destaque apresentado no 3º Congresso Latino Americano de Educação para a Vida
Projeto Destaque apresentado no 3º Congresso Latino Americano de Educação para a Vida
O projeto foi realizado com base na comunicação não-violenta, filosofia do elogio responsável, afim de explorar as potencialidades dos alunos. Foi apresentado na plenária do 3º Congresso Latino-Americano da Educação da Vida, realizado pela Seicho No Ie do Brasil e Grupo Educa + . Mais informações a seguir.
Projeto realizado com alunos do 2º ano com alta defasagem de aprendizagem devido a indisciplina da sala.
Após um conflito entre alunos, ilustrei na lousa (em duas cores: vermelho e verde) como deveríamos desenvolver o autocontrole sobre os nossos pensamentos e saber gerenciá-los para que possamos propagar os sentimentos que nos agregam e não aqueles que nos corrompem.
Diante da ilustração, um aluno levantou a mão e disse: "Eu sou o pensamento verde!". E assim, todos os alunos levantaram suas mãos alegando que também eram "Pensamentos Verdes", afirmando que mantinham bons pensamentos.
Naqueles dias, estávamos trabalhando sobre o corpo humano, e do desenho do corpo de um aluno, surgiu o Marcelo Felipe, nome escolhido pela turma. Todos se questionavam se Marcelo também tinha o pensamento verde. Então, do molde de papel, ele foi para o tecido e ganhou corpo.
Sua mente foi composta por valores e pensamentos saudáveis, escolhidos e escritos pelos alunos (em processo de alfabetização) e todo o seu corpo foi preenchido de espuma e um coração cheio de sentimentos bons!
Marcelo Felipe não andava e não falava, mas estava vivo. Para sabermos como ele estava se sentindo, analisávmos o "termômetro" da sala: o cérebro de Marcelo era formado por todos os alunos. Então sabíamos se ele estava com raiva, feliz, aprendendo, contribuindo, triste e etc. pelo pensamento coletivo da sala.
Marcelo era cuidado por todos, visitava as casas, e no colégio tinha os seus tutores diários.
Reforçando as características da personalidade de Marcelo, cada aluno recebeu um "apelido". Mesmo sem saber, os apelidos eram qualidades evidentes ou aquelas características a serem ainda mais exploradas. Passamos a fazer a chamada com os apelidos e até a chamar uns aos outros dessa forma.
O projeto proporcionou uma redução drástica dos conflitos em sala, aumento da autoconfiança, desenvolvimento de talentos, ideias inovadoras e apresentação de soluções. E uma das frases mais ditas durante o ano, foi: “Olha como sou Pensamento Verde, prô!?”
Três casos mais impactantes:
Uma aluna com rejeição ao toque (abraços, etc) e elogios, passou a aceitá-los e acreditar em si mesma.
Um aluno agressivo e praticante de bullying tornou-se mais reflexivo e trocou suas frases de: “Eu sou burro” para “Eu sou demais, eu consigo!”
Aluno extremamente nervoso e impaciente, aprendeu a respirar e a refletir antes de agir.
Com a sala em harmonia, o aprendizado fluiu de forma mais tranquila e todos conseguiram se preparar de forma satisfatória para prosseguir no 3º ano do Ensino Fundamental.
Marcelo Felipe comemorou muito esta conquista!
Todos os direitos de uso das imagens foram cedidos pelos responsáveis.